Fizemos uma experiência com flores brancas e corantes alimentares. Primeiro apresentamos as nossas ideias acerca do que se iria passar: as flores colocadas só em água iam crescer e as outras ganhavam a respetiva cor do corante. Hoje observamos o resultado... tínhamos jarros amarelos, vermelhos, azuis e brancos. As previsões verificaram-se, exceto o facto de crescerem. Depois ficamos a saber o porquê...os caules são uma espécie de palhinha (têm vasos condutores que conduzem a água até às folhas e pétalas). Abrimos um caule longitudinalmente e observamos.
Parece que com os jarros o resultado desta experiência é mais imediato... Na semana passada nós fizemos com cravos brancos e demorou alguns dias até que ficassem bem evidentes as mudanças de cor...Deve ser de ter um caule menos esponjoso que o jarro e por isso não absorve tão bem...
ResponderEliminarBjs
Também tenho a mesma opinião, Lúcia! E hoje de manhã colocamos uma rosa branca no corante azul e à tarde estava super azul. O caule era mais curto que o dos jarros, por isso, as minhas crianças disseram que a água demora menos tempo a atingir as pétalas.
ResponderEliminarbjs nossos
Nunca fiz esta experiência, mas já vi muito e tenho vontade de fazer...
ResponderEliminarAs crianças devem achar super legal e com certeza a aprendizagem fica para a vida toda.
Abraço!