terça-feira, 14 de maio de 2013

Saída de campo

Hoje fizemos uma saída de campo. O dia estava fresco, mesmo propício a caminhar e explorar o meio exterior. Fomos até Albergaria, uma pequenina aldeia que fica perto do nosso centro educativo. Foi muito divertido...aprendem-se tantas coisas relacionadas com o conhecimento do mundo, as ciências, o ambiente, nomes de ruas, números das casas....
Visitamos a capela de S. João (a festa é no dia 24 de junho). 
Recolhemos diferentes tipos de plantas e flores. De tarde fizemos desenhos e o registo escrito. Andamos também muito interessados nas horas (depois mostramos).
O que vimos na nossa saída: flores, folhas e árvores, oliveiras, laranjeiras, um cão, uma senhora a descascar favas, a capela de S. João, uma casa que parecia uma ponte, uma aveleira (ou avelãzeira), uma casa em ruínas, poesias do senhor João Marques, uma figueira e um mapa, galinhas e patos, uma senhora que ofereceu flores a todas as crianças. Ouvimos grilos. Vimos Oliveira do Conde e a Serra da Estrela ao longe.

4 comentários:

  1. São momentos de rica aprendizagem. As crianças guardarão na memória, pois foram momentos que marcaram...
    Parabéns pelo belíssimo trabalho Teresa, que você está desenvolvendo. Amo estar aqui acompanhando.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Pois é...é sem dúvida uma vivência fantástica. ainda bem que encontramos este espaço perto do nosso centro. E que tal irmos conhecer Vila Meã? Ou ir até ao centro da nossa vila?
    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Ai que bom! Quem me dera ter ido convosco e ver todas essas maravilhas...

    ResponderEliminar